Engravidei! Que livro eu devo ler?

Descobrimos que estamos grávidas e logo aparecem vários palpites e indicações de leituras. Ficamos um pouco perdidas com tanta informação e lógico que fica bem difícil decidir o que ler. Se fossemos ler tudo que nos indicam, seriam necessários muitos e muitos meses de dedicação.

Então, para dar um direcionamento às leitoras gestantes e tentantes sobre o que ler, decidi  sugerir três livros, abrangendo os seguintes temas:

  • Maternidade (Parto, Amamentação e puerpério);
  • Primeiros meses (Sono do bebê);
  • Criação (cuidados com o filho, birras e desafios);

As indicações seguem uma linha de criação mais voltada para a maternidade consciente (Mais instinto materno aliado à estudos voltados á criação com apego). Então, vamos as sugestões.

  1. A maternidade e o encontro com a própria sombra – Laura Gutman

sombraEu digo que esse é meu livro de cabeceira. A Laura Gutman consegue penetrar na nossa alma através dos seus textos, trabalhando em nossas mais profundas lembranças, em contextos familiares, e nas nossas sombras e tudo isso reflete na forma como encaramos o parto, a maternidade e a fusão emocional entre dois corpos mãe e bebê. O livro trás alguns temas como; parto, lactação, puerpério, a função do pai , realidade emocional da mãe, comunicação, sono e retorno ao trabalho.

2.  Soluções para noites sem choro – Elizabeth Pantley

solucoes para noites sem choro

Se você é como eu, e nem cogita a opção de deixar o bebê chorando até aprender a dormir, esse livro vai te agradar. Ele ensina alternativas gentis de lidar com o sono do bebê desde o nascimento até quando mais velho. Ensina fatos básicos sobre o sono, segurança, propõe análises e escolhas das melhores maneiras de conduzir o sono do bebê. Para escrever esse livro a autora além de passar pela vivência com seus 4 filhos, fez uma pesquisa sobre o sono dos bebês de famílias voluntárias de países diferentes, para abranger os variados contextos de sono. O livro não vai te dar uma fórmula mágica para o seu filho dormir a noite inteira logo no primeiro mês de vida, porém ele te dará alternativas para você analisar e por em prática, caso se identifique. Afinal, cada família tem sua identidade.

3. Já tentei de tudo! – Isabelle Filliozat

tenteide tudo

Na minha caçada por livros em português que tratasse sobre o “Terrible Two” popularmente conhecido como “A crise dos dois anos” eu me deparei com esse livro. A autora propõe maneiras gentis de trabalhar questões como; Birras, manhas e ataques de raiva do 1ª a 5º ano de vida. Como se não bastasse explicar, a autora resolveu desenhar! Desenhar? isso mesmo, o livro tem desenhos de situações hipotéticas e reais que muitas de nós passamos no nosso dia a dia, ou passaremos (se você ainda está grávida!). É muito fácil e rápido de ler, e serve de manual pra hora ou outra você folhear, e aprender a lidar melhor com situações inevitáveis dessa fase linda (só que não) de nossos filhos. Abaixo uma demonstração.

20150723_195657_jpg

Então é isso, leituras recomendadíssimas! Você já leu algum desses livros? compartilhe sua opinião conosco e nos ajude a divulgar as sugestões!

Até mais,

Anúncios

Um comentário em “Engravidei! Que livro eu devo ler?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s