Cuidados com a saúde bucal do bebê!

A Odontologia está ligada diretamente com todo o processo de saúde e bem estar do ser humano. Quando falamos em gravidez, bebês e criança, muitas ainda são as duvidas e mitos que encontramos correlacionadas a está área.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas existe um pré-natal odontológico onde se inicia o trabalho do Odontopediatra. Nesta fase existem hormônios que ajudam a desenvolver gengivite e periodontite que podem levar a um parto prematuro..

Ao 4º mês de gestação o bebê começa a desenvolver seu paladar, logo se a mãe faz ingestão de muitos doces a criança terá preferencia pelo doce quando chegar na hora se alimentar. São vários assuntos que podemos abordar quando se trata de saúde bucal, mas hoje quero falar um pouco sobre a prevenção de cárie na primeira infância que vai de 6 meses até 3 anos de idade.

De inicio quero deixar claro, o leite materno mesmo que em livre demanda não vai fazer que um bebê tenha cárie, mesmo assim, nesta fase é importante criar hábitos de higiene oral, pois isso irá facilitar quando os primeiros dentes chegarem.

Como seria feita essa higienização?

A higienização pode ser realizada com Fralda limpa e água potável. Basta enrolar a fraldinha umedecida com água no dedo e passar em toda cavidade inclusive na língua sempre com movimento de dentro para fora.

Existem no mercado hoje alguns objetos para ajudar e tornar esse momento mais divertido.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Com a chegada dos primeiros dentes as dúvidas aumentam, geralmente os primeiros dentinhos chegam junto com inicio da alimentação sólida 6 a 7 meses (isso não regra), existem aqueles bebês que já nascem com dente ou aqueles dentinhos que vão nascer junto com aniversario de 1 ano. O ideal é que nesta fase os pais façam uso da dedeira. Porém junto com primeiros dentes também vem o desconforto, existem sim alguns remédios no mercado farmacêuticos e até receitinhas de casas para amenizar, porém o que eu realmente recomendo é uso de mordedores gelados. É uma mão na roda na hora da irritação.

Quando o bebê já possui mais dentinhos é necessária a transição para a primeira escovinha. Existem vários modelos e marcas no mercado, a única recomendação é que cabeça da escova seja pequena e as cerdas extras, macias para não machucar a gengiva do bebê.

Pastas de dente, com flúor ou sem flúor?

Esse assunto rende muita divergência de opinião dos odontopediatras. Porém existem evidências científicas recentes que comprovam os benefícios do uso da pasta de dente com Flúor.

Ela pode ser introduzida mesmo quando a criança não sabe cuspir, o que vai fazer diferença durantes as idades é a quantidade de flúor a ser utilizado na escovação.

Um creme dental com flúor (mínimo 1.000 ppm/flúor) deve ser usado, no mínimo 2x ao dia como auxiliar de limpeza dos dentes de todas as crianças.

 A recomendação de quantidade de dentifrício fluoretado difere entre idades, sendo elas:

1- Bebês (0 a 2 anos) – metade de um grão de arroz cru (0,05g)

2- Crianças que não sabem cuspir (3 a 7 anos de idade) – um grão de arroz (0,1g)

3- Crianças que já sabem cuspir (acima de 7 anos de idade) – um grão de ervilha (0,3g)

Imagem 4

É Importante ressaltar que a visita ao Odontopediatra deve ser iniciada juntos com primeiros dentes. Nesta consulta iremos explicar sobre chupetas, mamadeiras, copo de treinamento, hábitos de sucção bem como ensinar a forma correta de escovação, além de orientarmos acerca da alimentação que proporciona o aumento de cáries. O Odontopediatra saberá qual melhor fase para iniciar a limpeza, de quanto em quanto tempo a criança deverá retornar, além de construir uma relação de confiança com seu filho.

Fiquem sempre atentos às manchinhas brancas que parecem mais branca que os dentes, elas podem pode ser início da cárie.

Imagem 5

A saúde bucal do seu filho é extremamente importante e deve ser levada a sério!

Dra. Nayara Ribeiro, Especialista em Odontopediatria 

CRO- DF 9744

COI – Centro Odontológico Integrado  

Condomínio do Edifício Dona Maria – 504 Asa Norte, Brasília – DF

Contato: (61) 3326-1956

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s