A beleza da coragem!

Josué 1:1-9 (Bíblia ‘A Mensagem’)

Depois da morte de Moisés, servo do eterno,

o Eterno falou a Josué, auxiliar de Moisés:

“Meu Servo Moisés morreu, mas vamos adiante. Atravesse o rio Jordão, você e todo o povo. Entre na terra que eu estou dando ao povo de Israel. Estou dando cada metro quadrado que seus pés pisarem, como prometi a Moisés. Do deserto ao Líbano, desde o grande Rio Eufrates – toda a terra dos hititas – até o mar mediterrâneo a oeste. Tudo pertence a vocês. Enquanto viver você não conhecerá a derrota. Assim como estive com Moisés, estarei com você. Não vou abandonar você. Seja corajoso! Anime-se! Você conduzirá este povo para tomar a terra que prometi dar aos teus antepassados. Dê o seu máximo, empenhe sua alma. Não deixe de seguir o que diz a revelação que Moisés escreveu, cada parágrafo. Não se desvie nem para direita nem para a esquerda, para que possa chegar ao seu destino. Não deixe, em nenhum instante, de pensar no que diz o livro da revelação. Pondere e medite nele dia e noite, praticando tudo que ele prescreve. Então, você alcançará seu objetivo e será bem-sucedido. Vou dizer de novo: Seja corajoso e anime-se! O eterno, o seu Deus, está com você a cada passo nesse caminho”.

Na palavra descrita acima, percebemos a orientação de Deus pra Josué. Ele deu a promessa, porém exigiu de Josué firmeza e constância de propósito. Deus não falou que seria fácil, Josué confiou nas promessas e não no que ele haveria de enfrentar. Ele não deu ouvidos às críticas e descrenças das pessoas que o cercava, ele focou na conquista da promessa que Deus declarou sobre Ele.

Em muitos momentos podemos nos encontrar em uma situação que nos desafie, que nos leve a ver apenas os problemas no percurso, porém nosso criador está nos dizendo: Seja forte, seja corajosa eu não vou te tirar desse conflito ou dessa dor, eu vou viver ela com você.

Que sejamos livres do medo, da vergonha. Nosso criador nos aceita exatamente como somos! Não vamos dar ouvidos ás vozes acusadoras do nosso inimigo, vamos nos guiar pela palavra de Deus e seguir firme rumo ao nosso alvo e tomar posse das promessas que Ele proferiu sobre nós.

Reflita:

  1. Reflita sobre a sua atual situação e reescreva Josué 1: 1-9 como se Deus estivesse falando com você. Quais são as instruções que ele lhe daria e quantas vezes ele repetiria?
  2. Descreva um momento em que você demonstrou grande coragem e um momento em que precisava de mais coragem.
  3. Talvez você tenha vivido tempos difíceis em sua vida. Anote alguns sentimentos difíceis que teve nesses momentos.
  4. Descreva o papel da sua fé ao lidar com seus conflitos. Como descreveria sua Coragem?
  5. Cite uma situação atual que a aterroriza e a faz perder o controle sobre suas emoções.

Siga:

  1. O que acredita que Deus quer que você faça em relação à situação descrita na última pergunta?
  2. Como Deus pode usar meus amigos, os membros de sua família e a igreja para encorajá-la e apoiá-la nessa situação?
  3. O que você deseja que Deus faça em sua vida por meio deste estudo?
  4. O que precisa mudar em sua vida a fim de focar melhor em Deus e focar menos na situação que está enfrentando?
  5. Escreva em seu caderno ou diário uma oração que expresse seus desejos. Durante toda a semana, use essa oração como parte de suas conversas com Deus.

Orando:

Pai,

Confesso que ás vezes sou tomada pelo medo. Algumas vezes nem entendo de onde ele está vindo. Ensinai-me a trazer meus medos a vós, me dê a coragem e sabedoria necessária para combater cada área da minha vida onde o medo estava dominando.

Em nome de Jesus, Amém

.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s